Somax Ambiental e Acústica

Visite-nos nas redes sociais:

 

link Facebook
link Linkedin
Mande uma mensagem para nós

NOTÍCIAS


Dez/2016

Start-up Metrô-RJ L4

Quem passa em Ipanema, na Praça General Osório, nem imagina o que existe sob seus pés!

Foi realizado no final de 2016 a entrega da instalação e início de operação do último posto de ventilação da nova estação General Osório.

Dois ventiladores axiais de 2.240 mm de diâmetro, com potência total de mais de 320.000 W, movimentam o ar da estação e dos túneis adjacentes, complementando o sistema que é formado por outros 5 ventiladores que operam na estação e no acesso à Lagoa Rodrigo de Freitas.

Esses ventiladores, fornecidos pela SOMAX com tecnologia e fabricação da Witt & Sohn (Alemanha) são 100% reversíveis e capazes de operar com temperatura de até 400 °C por 2 horas em caso de incêndio, fazendo a extração de fumaça e gases e propiciando uma rota segura de saída para os usuários se algum acidente ocorrer.

O sistema também é composto por registros automáticos de fechamento do ar, com 3.200 x 3.200 mm, também dimensionados para operação em alta temperatura, fornecidos pela SOMAX com fabricação e tecnologia da FlowPro (Tailândia/Holanda).

"Encapsulando" isso tudo existe um sofisticado tratamento acústico e para evitar que o nível de ruído produzido pelos ventiladores, trens e outros equipamentos, supere os limites admissíveis pelas normas ambientais e não incomode os vizinhos de Ipanema ou cause desconforto aos usuários do Metrô. Esse tratamento acústico composto de atenuadores de ruídos de células assimétricas tipo RAS, de "air-way" reversível, painéis acústicos com EUROLON e portas acústicas herméticas, é inteiramente fabricado no Rio de Janeiro - RJ - Brasil pela SOMAX, com tecnologia própria e também com o apoio tecnológico da IAC (Inglaterra).

Esse sistema completa a ventilação dessa etapa da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, garantindo a segurança e conforto dos usuários e moradores.